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Primeiros Passos

Dica #1: começa a captura de email

Se estas por dentro do mundo digital, sabes que, nos dias de hoje, fala-se muito em e-mail marketing e em como é essencial a captura de e-mail dos teus leitores. Esta é, realmente, uma “moda” que veio para ficar!

Quando me iniciei como freelancer, há mais ou menos 4 anos atrás, eu comecei como redatora de conteúdo. Primeiro, porque eu escrevia desde os 13 anos, segundo, porque escrever é uma paixão. E toda aquela conversa de “encontra o teu trabalho de sonho e não tens que trabalhar um único dia da tua vida” faz algum sentido. Mas não é esse o foco da história.

 

Fui capturada pelo e-mail marketing: a minha história!

Com o avançar dos meses, entendi que a redação de conteúdo não se focava apenas em artigos de blog e conteúdo para sites, mas também para captura de email. No entanto, como vão descobrir à medida que me vão conhecendo, eu não consigo trabalhar com o que não acredito. E eu não acreditava em e-mail marketing! Eu ignorava todos os e-mails da minha caixa de e-mail e não acreditava que esta ferramenta de marketing pudesse fazer alguma diferença na vida de algum negócio.

Erro!

Os tempos foram passando e eu esqueci aquela ferramenta definitivamente. No entanto, quando descobri os negócios lifestyle, existia um empreendedor em específico que eu comecei a seguir e que ainda hoje sigo: Bruno Picinini. Ele tem um treino para pessoas que querem abrir esse tipo de negócios e oferecia um vídeo gratuito em troca do meu email. Busted!, mas eu não entendi na hora.

Continuei feliz da minha vida, vi o vídeo que me deu alguns insights sobre o assunto e pronto. Assim ficou. Até ao dia seguinte, se não estou em erro, quando recebi um e-mail dele sobre o mesmo assunto. Eu abri!

Naquele momento, aquela também me parecia uma reação normal. Mal eu imaginei que o empreendedor que eu seguia tinha feito a captura do meu email e estava pronto para me vender o seu produto. Pior, eu estava a abrir cada email que ele me enviava. E, na época, não me dei conta, mas eu tinha acabado de entrar para a máquina de vendas que é o seu negócio. Se eu abrisse um email, continuaria na jornada de compra, até o meu desejo não aguentar mais e eu comprar o curso. Se eu não abrisse, recebia um email totalmente diferente e que me chamaria a atenção para voltar a caminhar naquela jornada. Inteligente é a palavra certa para descrever o marketing por email.

Neste momento, com o que sei hoje, devo dizer que a captura de email é essencial. Não sejas teimoso como eu, apenas aceita o facto e vamos aprender como captar o email dos teus leitores.

 

Como deves fazer a captura de email?

Como dá para entender acima, a captura de email tornou-se essencial para qualquer projeto digital, pois este é um dos contactos que permite uma abordagem mais direta. Consequentemente, com os mecanismos que existem hoje em dia, as tuas vendas vão aumentar. Caso tenhas um blog, as tuas visitas vão aumentar!

Portanto, resumindo, teres o email dos teus seguidores tem as suas vantagens, nomeadamente:

  • Distribuição da informação a um preço baixo – muitas vezes gratuitamente
  • É possível criar uma sequência de e-mails que ajuda a vender um determinado produto
  • Facilmente consegues fazer uma análise da quantidade de pessoas interessadas nos temas do teu blog/site/canal
  • O seguidor pode receber as novidades no e-mail
  • Irás marcar a presença do teu projeto digital

 

Para conseguires fazer uma captura de email adequada, deves usar uma ferramenta para o efeito, como as que se encontram mencionadas abaixo. Tendo a ferramenta configurada no teu site, deves montar uma estratégia: oferece algo em troca de algo.

Um exemplo do que podes oferecer são os produtos digitais gratuitos, como é o caso dos e-books que recebes no teu email. Podes, ainda, dar acesso exclusivo a algum material, como o Bruno Picinini fez com o vídeo sobre negócios lifestyle. Lembra-te: esses materiais gratuitos têm que ter valor e, realmente, ajudar os teus leitores.

Outra opção que é muito usada atualmente é a troca de email por newsletters. Bem, essa captura resulta, mas não oferece tantos resultados.

 

Ferramentas para captura de email

Sabendo qual a estratégia para capturar o email dos teus visitantes, falta saber que ferramentas deves usar. Hoje em dia existem muitas no mercado.

No meu caso, só experimentei o Mailchimp, tanto na empresa de marketing digital com que trabalhei, como para meu próprio benefício. Esta ferramenta tem uma versão gratuita e uma versão paga, sendo a gratuita limitada para um determinado número de subscritores e emails.

Clicando aqui, recebes $30,00 para usufruires na tua primeira compra no Mailchimp.

No entanto, existem muitas outras ferramentas interessantes e que pretendo experimentar.

 

Já tinhas começado a fazer captura de email no teu projeto digital? Não? Começa hoje mesmo! Caso necessites de um tutorial completo para aprender a configurar o mailchimp, comenta abaixo. Trabalharemos no material e iremos oferecê-lo de forma totalmente gratuita.

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