Queres trabalhar em casa e ganhar dinheiro online? Não escolhas um blog!
Coaching You

Queres trabalhar em casa e ganhar dinheiro online? Não escolhas um blog!

Antes de me atirarem pedras, continuem a ler. No final podem decidir se faz sentido o que foi dito e, aí sim, escolher como querem trabalhar em casa e ganhar dinheiro suficiente para as vossas despesas. Esse será o momento em que optam se querem usar apenas um blog ou algo mais.

Como já sabem, eu sou freelancer em Marketing Digital, mais concretamente na área de SEO e marketing de conteúdo, que na verdade são duas áreas totalmente ligadas. Continuando, ser freelancer não é o que realmente quero ser, mas a verdade é que temos que pagar contas. Quero empreender, talvez ter um blog que dê lucros. Esse é o meu objetivo e é o que ajudei diversos clientes a alcançar.

E, durante a jornada em que ajudei os outros a crescer, entendi que o blog, só por si, é uma forma muito difícil de viver. Trabalhamos horas a fio para, muitas vezes, não termos qualquer recompensa. Muitos bloggers ficam pelo caminho, não pela falta de potencial do projeto, mas porque a motivação acaba. Eu fui uma dessas bloggers.

Trabalhar em casa e ganhar dinheiro online com um blog é muito difícil e vai requerer motivação redobrada, assim como manter uma ocupação em simultâneo que dê lucros financeiros. Este é um caminho incerto que pode ter, ou não, futuro. Não é este o que recomendo. Podes ser blogger, claro, mas pensa mais alto. Pensa num produto que possa permitir o teu blog ser rentabilizado.

Por exemplo, no Projetos Digitais, eu percebi que tinha algo que podia rentabilizar o blog e que ajudaria muitas pessoas à minha volta: SEO. Daí nasceu o e-book de SEO para Bloggers que é um dos meus produtos e o que me permite criar conteúdos novos para vocês.

Este não é o caminho certo. Aliás, não há caminho certo! Mas, sem dúvida, este é um caminho muito mais simples e que aconselho a todos os bloggers. Claro que se estas a estudar, ou tens um trabalho fixo do qual gostas, e não tens pressa nenhuma para começares a lucrar, um blog pode ser uma excelente opção. Tudo depende da fase em que te encontras, mas o nosso conselho sabes qual é.

 

Não uses o blog para começares a trabalhar em casa e ganhar dinheiro!

Agora vamos a factos. Para ganhares dinheiro com um blog, necessitas de:

  • Criar uma audiência fiel
  • Ter um bom número de visitantes
  • Ter visitantes direcionados para o que ofereces

Agora imagina que estás três meses a criar conteúdo, três vezes por semana, e que consegues uma quantidade baixa de visitantes. Imagina que a quantidade de pessoas que clica na publicidade do teu site é baixa. Pior, poucos são os que realmente voltam. Desmotivante, não?

O problema do blog é mesmo esse: inicialmente irás trabalhar gratuitamente e, com o avançar, terás a possibilidade de ganhar muito mais do que outras pessoas. No entanto, sendo a jornada tão desafiadora, poucos chegam ao momento em que estão a ganhar mais do que necessitam.

Portanto, sim, ganhar dinheiro online é possível. Sim, ganhar dinheiro com um blog é possível. Mas não, não aconselhamos começares apenas dessa forma, pois há grande probabildiade de te desiludires.

 

Para concluir, apenas queremos que percebas que ter um blog não é mau. Muito pelo contrário, vai proporcionar-te um lifestyle mais calmo a longo prazo – e mais criativo. A longo prazo esta será, provavelmente, a melhor forma de trabalhares pela internet. Mas, caso estejas a começar e necessites de ganhos, não comeces com um blog.